Nilcemar Nogueira assume a Secretaria Municipal de Cultura carioca

nilcemar-170105-073-posse-nilcemar-nogueira-palco-cantaO Teatro Carlos Gomes foi o palco escolhido por Nilcemar Nogueira para sua posse como Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, na gestão do  Prefeito Marcelo Crivella.

A sessão solene, como dizia no convite, aconteceu no dia 05 de janeiro de 2017,  11 horas da manhã.

Como conhecia o teatro de outros espetáculos, depois de cumprimentar a professora/doutora, neta de Cartola e Dona Zica, antes que a platéia inferior enchesse totalmente, mas já prevendo que os camarotes e balcões teriam que ser abertos diante do número de convidados presentes, subi para os camarotes e me posicionei bem no meio. De frente para o palco. Não tive muita mobilidade, mas a possibilidade de gravar algumas partes do evento e fotografar os trabalhos”

nilcemar-170105-062-posse-nilcemar-nogueira-palco-geral-aberta-boa

Para registrar o acontecimento reproduzo o texto que postei nas redes sociais e publico aqui as fotos e um playlist do que gravei com o celular. Ressalto que é apenas um registro documental e não uma produção audiovisual.

Ao texto:

“Há anos me libertei da exigência de comparecer a compromissos políticos. Só a trabalho!

Hoje, quebrei minha promessa de ficar longe desse tipo de atividade e fui a posse da minha PROFESSORA Nilcemar Nogueira, como Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Vi e ouvi de tudo, como sempre. Mas valeu a pena.

Sei que testemunhei um momento especial! Neta de Dona Zica e Cartola, a Doutora Nilcemar encheu o Teatro Carlos Gomes de pessoas cheias de diferenças entre si. Isso ficou claro no decorrer da solenidade.

Foi o samba – sempre ele – que uniu a todos… Do “alvorecer” da Mangueira foram chegando e por ali passaram para deixarem suas melhores energias artistas deste e outro plano. De Cartola e Villa Lobos às novas gerações, representadas pelos mestre-salas e porta-bandeiras mirins.

Pode ser por acaso mas, sem dúvida, é significativo o fato da festa terminar ao som da Bateria da Mangueira, comandada por Mestre Rodrigo Explosão, e o intérprete da Estação Primeira de Mangueira, Ciganerey, cantando o samba-enredo para 2017, “Só com a ajuda do santo”. É dessa ajuda que todos vamos precisar, já ficou claro. (Com a devida vênia ao Excelentíssimo Prefeito Marcelo Crivella, de recursos também!)

A tarefa é árdua, as dificuldades inúmeras e tão diversificadas como a cultura plural e transversal propostas pela secretária. O recado foi dado. E sim, pelo que vimos hoje o povo do samba vai puxar o cortejo…

Sucesso e muita luz, Nilcemar Nogueira

As fotos podem ser vistas no slideshow abaixo ou clicando AQUI para a coleção do flickr

Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura do RJ//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

O playlist dos vídeos

@delcueto @no_rumo já em 2017  no SEM FIM… já em ritmo do CarnevaleRio 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s