LIBERTO, na INSTANTE edição #2 – Transformação – 17/29/04 – Rio de Janeiro

Instante#2 convite

A foto intitulada LIBERTO, do ensaio São José Liberto, polo joalheiro realizado em Belém do Pará, em setembro de 2015, por Valéria del Cueto, é uma selecionadas para a

INSTANTE – Uma mostra pra chamar de nossa

INSTANTE, projeto de mostras fotográficas coletivas e colaborativas, estimula fotógrafos profissionais e amadores a exporem e se reunirem em locais expositivos não-convencionais da cidade

INSTANTE é um projeto colaborativo criado em agosto de 2015 composto por encontros que oferecem aos fotógrafos profissionais e amadores a chance de exporem em locais alternativos da cidade do Rio de Janeiro suas imagens impressas, contarem suas histórias e ouvirem outras tantas.

A segunda edição do projeto acontece dia 17 de abril, das 17 às 20h, na Casa Beludi, localizada no Cosme Velho. Um espaço de convivência que abriga diversas iniciativas culturais, além de hospedar brasileiros e estrangeiros de todas as partes.

A comissão de seleção de INSTANTE#2 foi composta por quatro profissionais: Abaete Palma, fotógrafo e diretor técnico, Bruna Prado, fotojornalista e criadora da EP Galeria, Denise Ricardo, fotógrafa e coordenadora de fotografia do SENAC-RJ, e Thiago R. Caetano, fotógrafo especialista do SENAC-RJ. O tema apresentado pela comissão de seleção para a segunda edição de INSTANTE é Transformação. O desafio foi retratar as transformações que o tempo e/ou o homem provocam.

Além da mostra de 12 fotografias impressas, o encontro contará com a presença dos 8 fotógrafos expositores selecionados e outros 2 convidados que falarão sobre suas imagens em um bate-papo com a curadoria do projeto. A mostra pode ser visitada até dia 30 de abril, nos horários de funcionamento da Casa Beludi. Tanto encontro quanto mostra são de acesso gratuito.

COLABORAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO

Todos os envolvidos na realização da iniciativa são colaboradores, assim como são os fotógrafos selecionados ao contribuírem com a impressão, montagem e divulgação da mostra.

Bruna Prado, fotógrafa integrante da comissão de seleção, considera esta uma “excelente oportunidade de democratização das paredes do Rio para todos exporem os seus talentos fotográficos.”. Além de reunir pessoas que se interessam por fotografia e querem ouvir os relatos de fotógrafos sobre suas fotos, o projeto é “uma forma de inserir os fotógrafos em redes de informação com objetivo de orientá-los para a demanda de criação e produção de imagens”, afirma Abaete.

COMO FUNCIONA

A partir de tema pré-definido, os fotógrafos inscrevem suas fotos que são analisadas e selecionadas por uma comissão de fotógrafos profissionais. Em caso de seleção, o fotógrafo paga pela impressão de sua imagem e montagem da mostra, além de colaborar com a divulgação da iniciativa. A abertura da mostra consiste em um encontro entre expositores e interessados em fotografia para uma série de atividades: oficina, bate-papo, leitura das imagens, leilão informal. Posteriormente, a mostra fica aberta à visitação por duas semanas.

INSTANTE#1

A primeira edição do projeto aconteceu na Fundição Progresso (Espaço de Criação Intrépida Trupe), no dia 20/11/2015, reunindo cerca de 60 pessoas. Além da mostra de 16 fotografias impressas, o encontro contou com a presença de 10 fotógrafos expositores selecionados e outros 2 convidados. O evento ofereceu ainda uma oficina de fotografia para crianças e adolescentes, além de música ao vivo com o pianista Daniel Mussato.

​O tema apresentado em INSTANTE#1 foi “Cena Cultural Carioca”. O desafio foi retratar a criatividade, variedade e multilinguagem das atividades culturais que são produzidas atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

 

FOTÓGRAFOS

Instante#2 Transformação 160417

Convidados:

Abaete Palma

Thiago R. Caetano

INTANTE#2 – TRANFORMAÇÃO

Encontro com realização de atividades: 17/04/2016, domingo, das 17 às 20h.

Período de exposição: 18/04/2016 a 30/04/2016, horário comercial

Local: Casa Beludi

End: Rua Marechal Pires Ferreira, 92, bairro Cosme Velho

Entrada gratuita e classificação livre.

PROGRAMAÇÃO

——–17 às 18h – Set musical

——–18 às 18:20h – Caçadores de instantes

Os fotógrafos convidados falam de suas imagens.

——–18:20 às 19:20h – O conto do instante

Os fotógrafos selecionados participam de um bate-papo mediado pelas fotógrafas Denise Ricardo e Bruna Prado.

——–19:20 às 20h – Quem dá mais

O público poderá dar lances para levar as fotos expostas para casa. Os fotógrafos também poderão presenteá-las ou trocá-las entre si.

Mais informações:

Evento facebook https://www.facebook.com/events/1549667725327250/

Página facebook https://www.facebook.com/Instante-444789792391405/?fref=ts

Perfil instagram https://instagram.com/instantemostras

Website  http://instantemostras.wix.com/instante

Contato instantemostras@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s