Fé no samba e pé no chão no caminho da vitória

Pernambuco “freva” na Vila Isabel de Martinho no centenário de Miguel Arraes

Pernambuco “freva” na Vila Isabel de Martinho no centenário de Miguel Arraes

FÉ NO SAMBA E PÉ NO CHÃO NO CAMINHO DA VITÓRIA

Vai ser páreo duro a disputa de melhor samba em 2016. Ele embalará a evolução da escola que quiser chegar ao título de campeã. 

Texto e fotos de Valéria del Cueto

Para celebrar o centenário do samba nada mais justo que o Grupo Especial tivesse, o que já não acontecia há algum tempo, uma safra de composições excepcionais. Apresentando obras condizentes com a importância da efeméride e com a cara das escolas.

A inspiração musical foi fator essencial numa temporada em que driblar a crise financeira, que também chegou ao carnaval fazendo minguar verbas e patrocínios, era necessidade prioritária.

“Memórias de Pai Arraia. Um sonho pernambucano, um legado brasileiro” promete “frevar” a Sapucaí. O samba exaltando o centenário de Miguel Arraes é de Martinho da Vila, André Diniz, Mart´Nalia, Arlindo Cruz e Leonel. Tem a tarefa de ajudar o carnavalesco Alex de Souza, que assina o enredo junto com Martinho, a tirar a Vila Isabel do sufoco do rebaixamento depois da penúltima colocação ano passado.

Caminhos abertos para os malandros do Salgueiro “riscarem” a passarela

Caminhos abertos para os malandros do Salgueiro “riscarem” a passarela

“A Ópera dos Malandros”, de Renato Lage e Márcia Lage, trará para a Sapucaí o povo de rua das religiões africanas. Vice-campeão ano passado, o Salgueiro falará de malandros, noite, trago e mulher, numa livre adaptação da obra de Chico Buarque. No ensaio técnico, os caminhos foram abertos com o revoar de pombas brancas, o que rendeu polêmica com uma ONG protetora de animais. O fato não deve se repetir. Pelo regulamento, é proibido animais vivos no desfile.

Da malandragem para a palhaçada apenas um rápido intervalo. Depois do excelente desfile homenageando Fernando Pamplona em 2015, a campeoníssima Rosa Magalhães e Renato Almeida, presidente da São Clemente, voltam à linha irreverente, tão cara à escola de Botafogo, colocando “Mais de mil palhaços no salão” da Sapucaí. Não faltam motes e temas para situações que nós, palhaços, somos obrigados a aturar no dia a dia. Que confusão, meu Deus o Céu!

SClemente 160130_059

Rosa Magalhães comanda o bonde dos palhaços no salão da São Clemente

Só ele para conter a expectativa em torno da união da Portela e do polêmico carnavalesco Paulo Barros, no ritmo de outro grande samba, para percorrer a história e soltar a imaginação “No voo da Águia, uma viagem sem fim”. Veremos o caldo vai dar a mistura de ousadia e tradição, temperada pela Tabajara do Samba, a bateria comandada pelo Mestre Nilo Sérgio.

Não dá pra recuperar o fôlego antes de ser testemunha de mais uma quebra de um paradigma carnavalesco. Quem acha que sertanejo e samba não “ornam” teve que engolir o preconceito diante do belo samba do grupo de compositores da Imperatriz Leopoldinense, capitaneados  por Zé Katimba, autor de “Martim Cererê”, para o enredo de Cahê Rodrigues. “É o Amor… Que mexe com minha cabeça e me deixa assim… – Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil”, é sobre a dupla Zezé de Camargo e Luciano .

Se, como eu, você achar que estará aos trancos e barrancos antes da passagem da escola que fechará o desfile de 2016, guarde um pouco do seu fôlego para conhecer o trabalho do carnavalesco revelação do Grupo Especial, Leandro Vieira, na Mangueira. A verde rosa fará louvação a “Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá”.

Será com a força da Senhora mãe da tempestade, um  pedido pro Bonfim abençoar, no batuque da bateria dos meninos da Mangueira, protegidos  e alumiados, com o Rosário de Maria no peito, que se encerrará a cantoria e o desfile oficial carioca.

Que venha a quarta-feira e a sempre tensa apuração!

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Essa crônica faz parte da série “É carnaval”, do SEM   FIM…  delcueto.wordpress.com

E1- ILUSTRADO - DOMINGO 07-02-2016

Edição Enock Cavalcanti

Diagramação Nei Ferraz Melo

    

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s