Aquecendo os motores – ensaios técnicos agitam o carnaval carioca

ET Virado 150111 022 MSPB Alessandra Chagas e Marlon Flores

Aquecendo os motores – ensaios técnicos agitam o mundo do carnaval carioca.

Texto e foto de Valéria del Cueto

Depois da “limpada” de pista de Airton Senna, enredo que deu o campeonato do Grupo Especial do Carnaval Carioca 2014 à Unidos da Tijuca e ao carnavalesco Paulo Barros, se houvesse em abundância, muita água teria rolado embaixo da ponte até o desfile de 2015, que acontecerá dias 16 e 17 de fevereiro.

Já dobrando a última curva da volta de reconhecimento, os ensaios técnicos comem soltos no Sambódromo Darcy Ribeiro, na Marques de Sapucaí, Rio de Janeiro, a cada final de semana. O pico de público atingiu 45 mil pessoas no domingo em que se apresentaram Mocidade e Mangueira. Os últimos finais de semana antes do carnaval serão de pura emoção (veja o roteiro dos últimos ensaios técnicos abaixo)

É por lá, entre um empurrão e outro, e no meio de uma invasão absurda da pista por bicões e entendidos dos quesitos, que as notícias correm e coisas incríveis  acontecem.

Para o público externo, as notícias de destaque são polêmicas triviais e de um significado, digamos, que em nada influem no andamento do espetáculo. Ora, afinal, que diferença faz se a indumentária do ensaio de led pisca-pisca da Rainha de Bateria da Porto da Pedra, Bianca Leão, que custou 8 mil reais, não acendeu?

As rainhas de bateria, diga-se de passagem, rendem momentos únicos nesse pré-carnaval carioca. Exemplo da cantora Claudia Leitte que, para proteger seus sensíveis tímpanos do som da bateria que ela representa(!), incluiu entre canutilhos e miçangas que compõem seu kit básico, protetores de ouvido? Quem não sabe brincar, já dizia o ditado, não desce pro play, mesmo se não houver amanhã, como preconiza o enredo do carnavalesco campeão, Paulo Barros, que trocou a Tijuca pela Mocidade Independente de Padre Miguel. Quem, com uma novidade dessas precisa de mídia de cantora de trio elétrico? Só se for pra despistar…

Falando em pistas, a da sua ex-escola, aquela de esqui que tantos serviços prestou aos campeonatos do Borel, terá seu lugar garantido no abre-alas todo branco, junto com a neve artificial prometida que cairá pela avenida no desfile da Tijuca.

A invasão das forças da Bahia também virá através do performático Carlinhos Brown no novo posto de Rei da Percussão da Portela. Logo ela, onde lendas como Mestre Marçal e, anos depois, seu filho, Marçalzinho, imperaram no quesito. Sem tanto alarde, mas com muita competência e carisma.

Enquanto a superficialidade predomina, outros temas mais relevantes estão na cabeça do povo do samba. No caso dos fotógrafos especializados, por exemplo, a torcida é para que não se repita a variação de temperaturas de cores no percurso. Ano passado a iluminação da pista foi desastrosa para quem trabalha tentando regular os equipamentos para a salada de filtros coloridos globais. Uniformidade e simplicidade. Quanto mais feijão com arroz, melhor!

Já as escolas acabam de (a menos de 20 dias do carnaval) descobrir que não contarão com a verba de 500 mil para cada agremiação destinada pelo governo do estado nos últimos 12 anos. Não ajudar já não é bacana. Mas avisar assim em cima da hora? Não há planejamento de desembolso financeiro que resista a um golpe desses. Ainda mais quando, colocando na ponta do lápis, descobrimos que o desembolso dos 6 milhões ajuda a dar à economia da cidade e do estado um retorno de… mais de um bilhão a cada carnaval!

Outra novidade, essa que atinge em cheio os amantes da folia, é a ausência de transmissão do desfile das Campeãs do Rio e de São Paulo. A decisão da TV Globo, detentora dos direitos, é de suspender os trabalhos e não ceder para nenhuma outra emissora (o desfile já foi televisionado pela Band, SBT e, ano passado, pelo canal Viva) o passe para a retransmissão.

Em outras oportunidades já disseram que o carnaval é igual a um tubo de pasta de dente. Não adiante fechar a tampinha. Basta apertar para algo acontecer e novas soluções aparecerem. Foi assim que os sites começaram a dar um banho nas transmissões ao vivo dos ensaios técnicos. Hoje eles podem ser acompanhados por veículos como as Rádios Tupi, Arquibancada e O Carnavalesco pela internet. Será por aí que surgirão novos meios de levar aos loucos por carnaval, as emoções do Desfile das Campeãs. Como sempre, dando um banho na audiência de quem deixa de explorar com competência um produto como esse…

Ensaio técnicos

Sábado 31/01 São Clemente e Imperatriz

Domingo 01/02 Ilha, Portela e Salgueiro

Domingo 08/02 Lavagem da Sapucaí pelas baianas, teste de luz e som com a Unidos da Tijuca

Transmissões ao vivo dos ensaios técnicos:

Rádio Arquibancada www.radioarquibancada.com.br/

Tupi Carnaval Total  www.carnaval.tupi.am/

O Carnavalesco www.carnavalesco.com.br/

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Essa crônica faz parte da série “É carnaval”, do SEM   FIM…  delcueto.wordpress.com

 

Este texto foi produzido para ser a capa do caderno Ilustrado do Diário de Cuiabá na quarta feira, 28 de janeiro de 2015. O material foi preparado pelo edito Enock Cavancalnti que alterou o titulo. Por um problema nas impressoras, a edição desse dia não foi para as bancas. Veja como seria a capa:

e1- liustrado - terca 28-01-2015-1 Aquecendo os motores tem sacanagem no samba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s