MV Bill promove festival de rap latino-americano

MV Bill photo-4 (6) Hutúz

Valéria del Cueto

Direto do Rio de Janeiro

No TERRA

http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI2054728-EI1267,00.html

MV Bill faz mistura de rap com rock no Hutúz Latino, festival de rap no Rio

O rapper MV Bill está promovendo o Hutúz Latino, festival de rap que revezará, todas as terças-feiras de novembro, rappers brasileiros e argentinos no Teatro do CCBB, Centro Cultural do Banco do Brasil, no centro do Rio.

“O hip hop é muito agregador. Por ter essa característica ele é uma coisa quase infinita. Não tem muitos limites, não tem barreiras que impeçam outros avanços”, explica MV Bill, minutos antes de subir ao palco para a primeira apresentação do Hutúz.

“Acho que é uma prova de que a superação acaba derrubando barreiras, como a de estarmos dentro do CCBB, uma casa que antes a gente não tinha acesso e hoje fazemos um evento com essa grandiosidade, trazendo pessoas de vários lugares aqui pra dentro”, exemplifica ele.

O rapper abre o Hutúz Latino com seu novo projeto: uma mistura de rap com rock ‘n’ roll. MV Bill e a Ralé apresenta o rapper com uma formação inédita, tocando suas músicas com uma banda de rock formada por moradores de Jacarepaguá. “O hip hop não é o único caminho de superação é apenas um dos caminhos existentes. É bom fazer parte dele.”

Hutúz Festival de Rap photo-1 (18)

E isto é só o começo. Durante todo este mês, o carioca vai ver o que é que o hip hop tem, na nona edição do Hutúz, evento promovido pela CUFA, Central Única das Favelas. “Tudo começou pelo prêmio, em 2000”, conta Nega Gisa, organizadora junto com MV Bill da CUFA. “Com o passar dos anos fomos acrescentando novas coisas. Vieram os shows, os seminários para discutirmos nossas idéias, agora o Hutúz é latino. O momento é de integração com outros países. Temos participações dos EUA e da Argentina.”

Shows, batalhas de MCs e B.Boys, grafitagem de uma composição de trens da malha ferroviária, basquete de rua, skate, filmes, seminários e, é claro, a entrega do aguardado prêmio Hutúz este ano no Canecão, no dia 22 compõem a extensa programação que se espalha por vários pontos do Rio, tendo como tema o circo.

A abertura da festa foi no viaduto de Madureira, local em que funciona a sede da CUFA. No CCBB acontecem o Hutúz Latino, as terças e o seminário, todas as quartas na parte da tarde, com a presença de Regina Casé e do carnavalesco Milton Cunha, entre outros.

Cinema é no Odeon, na Cinelândia, assim como o lançamento do livro Mulheres do Tráfico, de Celso Ataíde e MV Bill. Skate e basquete de rua ocupam os Arcos da Lapa, no mesmo final de semana que o Circo Voador abriga mais shows de rap, as batalhas de MCs e B-Boys e B-Girls.

*  Áudio da entrevista com Nega Gisa falando do Hutúz e da produção audiovisual da CUFA – Central Única das Favelas no podcast do SEM FIM…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.