Desanimação Brasileira de Christian Caselli é fenômeno na web

Desanimação sobre cena corriqueira brasileira é nova sensação em vídeo na internet

Homem espera em vão o ônibus. Em vão? Ora, se o ônibus está demorando, então ele está mais perto de chegar….

Baseado em várias histórias reais, o vídeo desanimado de Christian Caselli, “Oparadoxo da espera do ônibus”, desenhado por Gabriel Renner, com narraçãode Chico Serra, é um novo fenômeno na web brasileira. Só no Youtube forammais de 116.000 acessos em menos de 3 meses.

Depois do Tapa na Pantera e da música que repetia em vários tons uma célebre expressão de raiva, uma situação cotidiana e já vivida pela maioria dos brasileiros suscita elogios, teorias e, algumas vezes, discordância no mundo internético. São mais de 380 comentários sobre a obra, de 3minutos e 9 segundos.

Christian Caselli, cineasta independente, editor, jornalista, crítico de cinema, curador de mostra de filmes e programador visual, criou e produziu o curta digital como cobaia de um projeto. “Era parte de uma instalação de vídeo arte que eu queria fazer chamada Os fins cíclicos,” relembra, “seriam várias histórias que voltariam ao começo. O paradoxo da espera do ônibus foi o primeiro que eu fiz, serviu de cobaia. Aí eu resolvi colocar na internet para ver o que aconteceria”, contou.

O resultado surpreendeu. O número de acessos é ascendente, são mais de 4.000 por dia. “Foi uma grande surpresa. Não sei o que aconteceu exatamente. O filme teve uma aceitação muito grande. Eu tive uma certa sorte por ter ficado um tempo na capa da versão brasileira do youtube. Acho que gerou um boca a boca por ser um desenho desanimado em que nada acontece. Não tem um movimento de personagem, não tem nada disso é só um cara esperando no ponto de ônibus” espanta-se ele.

O vídeo não é um a unanimidade. Nos comentários, alguns reclamam, por exemplo, dos palavrões. “Eu não poderia colocar “caramba”, “que pena”, “que droga”. Numa situação como aquela a gente pensa palavrão mesmo. Eu fuifidedigno a situação. No caso de dar uma topada com o pé, por exemplo, o palavrão é meio mágico. Diminui a dor,” justifica o diretor e roteirista. “Não tenho nada contra o palavrão”.

As imagens dos detalhes do ponto de ônibus também foram motivos de observações entre os internautas. “Isso foi parte da criação do Gabriel. Ele fez um hiper detalhamento que me permitiu ser mais ágil na edição”, diz Caselli,elogiando o trabalho do gaúcho Gabriel Renner, que conheceu quando o desenhista ganhou um prêmio no Salão de Humor Carioca.

Quem considerou o filme cômico e não foram poucos, segundo o diretor, foi por puro nervosismo, por rir de uma situação que todos nós vivemos. “Eu não pensei no humor. Pensei no despojamento do narrador, o Chico Serra, que é muito parecido com o personagem. Um amigo me disse que a mãe dele tinha morrido de rir. Rir de que?” indaga-se.

Muitos têm curiosidade e pedem a continuação da história. Christian Caselli avisa: ”Eu estou pensando em fazer outros tipos de paradoxos, quem sabe pensar em pegar um táxi,” planeja. “Aí deixaremos de lado o paradoxo e partirei para uma equação, onde tempo é dinheiro.” avalia. É espera pra ver…

O Prêmio WeShow foi criado para selecionar mensalmente os melhores vídeos disponíveis na internet em mais de 150 canais diferentes. Os vídeos são catalogados em 3 níveis de hierarquia. O melhors vídeo de todos os canais, escolhido dentre sucessivas votações entre todos os indicados, é considerado o “vídeo do mês”.

 

Valéria del Cueto, para o TERRA

Aqui, o áudio da photo-1 (17)entrevista com Christian Caselli que gerou a matéria:

http://valeria-delcueto.podomatic.com/embed/frame/posting/2007-08-08T17_33_59-07_00?json_url=http%3A%2F%2Fvaleria-delcueto.podomatic.com%2Fentry%2Fembed_params%2F2007-08-08T17_33_59-07_00%3Fcolor%3D43bee7%26autoPlay%3Dfalse%26facebook%3Dtrue%26height%3D85%26width%3D300%26minicast%3Dfalse%26objembed%3D0&notb=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s