FLIP 2007 – Prêmio Nobel lê trechos de livro inédito na Flip

J.M.COETZEE, PRÊMIO NOBEL DE 2003, LÊ TRECHOS DE DE SEU LIVRO INÉDITO NA FLIP

Apenas os espaços da FLIP, Festa Literária Internacional de Parati tinham energia elétrica às 19h, horário da mesa “Diário de um ano Ruim”, com J.M. Coetzee, ganhador do Prêmio Nobel de 2003, e um dos convidados mais esperados do evento. No resto da cidade histórica não havia luz. A única claridade vinha de um céu repleto de estrelas.

O sul-africano brindou o público apresentado, em premiere mundial, trechos de seu próximo livro, “Diário de um Ano Ruim”, composto de fragmentos de ensaios escritos por um velho acadêmico australiano, o protagonista do livro, que expressa suas opiniões sobre os assuntos mundiais contemporâneos.

As atenções estavam todas voltadas para J.M. Coetzee que estabeleceu várias condições para sua participação na Flip: nada de entrevistas para os jornalistas, nem de declarações sobre suas obras. Nenhuma pergunta da platéia seria respondida. Trechos de sua nova obra e só.

“É um prazer apresentar trechos do meu do meu novo livro que será lançado em alguns meses em inglês”, disse ele, “apresentarei trechos das opiniões do personagem principal. O livro se divide em duas partes. A primeira parte são opiniões mais duras, a segunda, mais brandas”, explicou.

E começou a leitura. De cabeça baixa, de forma concentrada e ritmada. Não havia mais lugares em ambas as tendas onde o público acompanhava a leitura nos livretos distribuídos pela editora companhia das Letras. A
concentração foi total.

Ao final, antes que o público parasse deaplaudir ele já havia deixado o palco. Sem mais nenhuma palavra.

Uma nova chance de ver de perto o renomado escritor: enquanto autografava livros de sua autoria lançados anteriormente no Brasil. Nada de diálogos. O máximo que a maioria dos admiradores conseguiu ao entregar os livros que ele assinava era um obrigado murmurado o um aceno de cabeça.

Pra que mais? Tudo que ele tem a dizer está em seus livros que correm o mundo.

de Paraty, Valéria del Cueto para o TERRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s