FLIP 2007 – Flip: balanço aponta o sucesso do evento

Paraty N141011 105 Casario correnteO balanço da Festa Literária Internacional de Parati comprova o êxito da iniciativa que amplia seus horizontes a cada edição. Os números desta edição cresceram expressivamente em relação ao ano passado.

33 mil espectadores passaram pelas tendas em que foram realizados os encontros literários. Ano passado, este número alcançou a marca de 24.mil pessoas nos cinco dias do evento. Segundo a prefeitura, a cidade recebeu 20 mil turistas que lotaram pousadas e movimentaram o comércio local. A presença de 76 autores de 11 países e a realização de 21 mesas, com todos os ingressos vendidos para a Tenda dos Autores garantiu o sucesso da FLIP.

Para o ano que vem, ainda não há planos nem convidados em vista, segundo Cassiano Elek Machado que assumiu a coordenação da parte literária este ano substituindo Liz Calder, idealizadora do evento. “Ainda estamos focados nesta edição, mas considero a missão cumprida”, comemorou.

Para os organizadores, o grande desafio para o próximo ano será melhorar a infra-estrutura urbana da cidade. Ontem, pouco antes da apresentação de J.M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura de 2003 que fez a leitura de trechos de seu novo livro, “Diário de um ano Ruim”, ainda não lançado mundialmente, acabou a energia elétrica deixando às escuras toda a cidade. A programação prosseguiu graças aos geradores que alimentavam as tendas dos Autores e da Matriz, locais em o público acompanhava a première mundial. Marcelo Munhoz, da Associação Casa Azul adiantou que providências serão tomadas “Temos que aprimorar a infra-estrutura urbana, senão matamos a galinha dos ovos de ouro.”

IMPRENSA MUNDIAL COBRIU O EVENTO

Seiscentos jornalistas se credenciaram para a FLIP representando todos os mais importantes órgãos de comunicação nacionais e internacionais. Jornais, TVs, revistas e sites fizeram a cobertura do evento. A imprensa mundial marcou presença: da Argentina, El Clarín e La Nación,do Chile, El Mercúrio. da Espanha a Rádio Nacional, El Mensageiro do Vaticano, a BBC de Londres e o New York Times dos EUA. O número de correspondentes superou os anos anteriores, assim como todos os números da Festa LIterária Internacional de Parati em sua quinta edição.

De Paraty, Valéria del Cueto para o TERRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s