FLIP 2007 – Escritores da Flip pedem liberdade de expressão

Paraty N141011 105 Casario correnteLANÇADO ABAIXO ASSINADO PARA GARANTIR LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A FLIP está com um pé na política cultural brasileira. A proposta de um abaixo-assinado pedindo uma emenda à Constituição garantindo a liberdade de expressão  veio da platéia da mesa ” A vida como ela foi”, que reuniu Paulo Cesar de Araújo, Fernando Morais e Ruy Castro – com mediação de Cassiano Elek Machado.

A intenção é encaminhar o documento ao presidente do Congresso Nacional. Segundo Fernando Morais, “a representatividade da FLIP, que recebe neste ano dois ganhadores do Prêmio Nobel [Nadine Gordimer e J.M. Coetzee] e um vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias [Amós Oz], além de grandes escritores brasileiros e estrangeiros, daria um enorme peso ao documento”.

A mesa reunia o baiano Paulo Cesar de Araújo, cujo livro Roberto Carlos em detalhes foi proibido de circular por decisão da Justiça. e dois dos principais biógrafos do Brasil, os mineiros Ruy Castro e Fernando Morais. Todos já enfrentaram problemas legais por conta de suas obras: Castro falou do processo que sofreu por conta da biografia
de Garrincha – Estrela solitária – e Morais abordou a proibição de “Na toca dos leões”, biografia da agência de publicidade W/Brasil.

“O juiz ameaçou fechar a editora que publicou o livro. Depois, ele e o promotor tiraram fotos ao lado de Roberto Carlos. O juiz até deu ao Roberto um CD que gravou”. Afirmou Araújo, qualificando o processo e da audiência de conciliação como surreaiS.

De acordo com os escritores o problema está nas brechas existentes na Constituição, passíveis de interpretações capazes de dar sustentação a processos por invasão de privacidade.

Ruy Castro arrancou risos da platéia superlotada ao afirmar que  “se a moda da invasão de privacidade pegar, só seria possível uma biografia de Robinson Crusoé, mas mesmo assim ele teria de fazer um acordo com Sexta-Feira”.

de Paraty, Valéria del Cueto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s