Flip 2007 – Flip: Augusto Boal faz homenagem emocionante a Nelson Rodrigues

Paraty N141011 105 Casario corrente

Ou…

MESA COM BOAL HOMENAGEIA NELSON RODRIGUES EM PARATY

Augusto Boal aplaudido de pé, após a leitura de um emocionado depoimento sobre Nelson Rodrigues, marcou o início da tarde  desta quinta feira, na Festa Literária Internacional de Parati, a FLIP.

A primeira mesa da tarde “Nelson Rodrigues – Ato 2”, com a participação de Augusto Boal, Eduardo Tolentino, co fundador do Grupo Tapa e mediada por Marco Antonio Braz, diretor teatral, homenageou o dramaturgo pernambucano.

Boal leu um longo depoimento e, nele, citou o principal conselho dado por Nelson Rodrigues em sua juventude após a leitura das primeiras peças escritas por aquele que fundaria o Teatro do Oprimido: “Deforma, Augusto”.

O depoimento arrancou aplausos da platéia lotada das Tendas dos Autores e da Matriz. No caso desta última, várias pessoas acompanhavam, pelo telão, sentadas na calçada e nas rampas de acesso ao local.

Começando na infância, Boal fez uma crônica sentimental da amizade que os uniu relembrando circunstâncias em que travaram conhecimento, numa conferência dada por Nelson na Faculdade de Química na Universidade do Brasil.

Aí nascia uma amizade que, apesar das divergências políticas, duraria três décadas e culminaria com uma célebre crônica de Nelson contra a prisão do amigo, em 1971, no regime militar.

O trabalho do grupo Tapa e as montagens das peças de Nelson foram destacadas por Eduardo Tolentino. Da “Viúva, porém honesta”, primeira peça apresentada pelo grupo nos anos 1980, ao primeiros prêmio e viagem internacional do Tapa, com  “Vestido de noiva”, encenada no começo dos anos 1990 a mais recente, ” A Serpente”.

Um dos mais importantes aspectos da dramaturgia de Nelson Rodrigues é a universalidade, afirmou Tolentino, que diz ter percebido isso ao montar “Vestido de noiva” com atores poloneses: “eles foram ao cerne, aos arquétipos da obra de Nelson, mostrando a capacidade de ele ser compreendido em qualquer lugar”.

de Paraty, Valéria del Cueto para o TERRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s