SÃO 10 ANOS… SORRI PRA MIM!

000010-Bateria-surdo-Sorr

Texto e fotos de Valéria del Cueto
fevereiro 2007

Não resisti ao apelo. Depois de uma viagem de metrô e um transbordo na estação São Francisco Xavier, desembarquei de um ônibus integração no coração de Vila Isabel, em pleno Boulevard 28 de Setembro, a um quarteirão do Petisco da Vila.
É na esquina do tradicional bar que se concentra o objeto do meu desejo: fui em busca do “Sorri Pra Mim”, bloco fundado por Marçalzinho e companhia, que realizará seu décimo desfile pelas ruas da terra de Noel Rosa em 2007.

Seu nome é o primeiro verso do samba “Facho de esperança”, de Sereno/ Julinho/Moisés Santana, sucesso gravado por Mestre Marçal em seu LP Senti Firmeza.

Quando cheguei ao obelisco, na esquina da Visconde de Abaeté com a 28 de Setembro, foi como se entrasse no túnel do tempo, acostumados que estamos a megafestas e a superpopulação que caracterizam as escolhas de sambas dos blocos da Zona Sul.

000018-Geral-Petisco-01

Pra começar, nada de roletas, cordas ou ingressos. Ladeando um palco baixo, duas caixas de som fechavam a boca da rua e  delimitavam o espaço da folia. De um lado o Petisco da Vila, do outro o Café Bar Estar davam suporte técnico. As mesas eram colocadas na calçada de acordo com o aumento da demanda.

No último domingo de janeiro não faltavam programas pela cidade. Mangueira e Beija Flor faziam ensaio técnico, levando a Sapucaí mais de 60 mil pessoas. A Vila desfilava em Copacabana.

No bairro que dá nome a escola campeã do último carnaval, o assunto também era importante: seriam escolhidos, entre 16 concorrentes, os dois  sambas do carnaval 2007, dos 10 anos do bloco carnavalesco Sorri Pra Mim.

No fundo da rua, Marçalzinho observa e organiza a festa, ao lado de tambores de água e cerveja, que abastecem a bateria. Por lá também circulam outros craques da percussão, como Esguleba e Trambique.

000021-Esguleba-Trambiqu

A apresentação dos sambas começa na maior animação. A pista é o espaço da rua de paralelepípedos entre o palco e a bateria. Ali se revezam animados torcedores das composições concorrentes.

Marçalzinho comanda a festa enquanto avisa: ”Não me chama de presidente!” Presidente não ia estar aqui desde ás 10 da manhã pra montar a festa, explica. Ele é o presidente sim, o mesmo que na véspera afinava os instrumentos da bateria do bloco na quadra do Renascença.

Niltinho, irmão de Marçalzinho também comparece. Junta-se a turma de Inhaúma que vai prestigiar o evento. Ivens, Pepe, Jorge Pedro e Carlinhos Petisco formam a linha de frente do bloco. Carlinhos, ganhador do samba do ano anterior está na disputa, mas sabe que não terá moleza. O páreo é duro e a disputa cirrada.

000018-Marcalzinho-e-Pato-R

Pepe, descubro mais tarde, é o responsável, entre outras tarefas, pela comunidade “Amigos do Sorri Pra Mim” no orkut. Jorge Pedro é o administrador e Ivens, que faz parte do grupo Compasso da Vila, diretor musical do bloco, é o guardião da memória dos mais importantes itens da história da agremiação: as gravações com os sambas dos anos anteriores.

Os planos são ambiciosos: juntar as composições e lançar um cd dos 10 anos do Sorri pra Mim. Enquanto o cd não vinga, Ivens puxa no cavaquinho as composições concorrentes do carnaval 2007 que se revezam no palco.

A tarde cai em Vila Isabel enquanto a comissão delibera e escolhe os vencedores da disputa, num canto do estacionamento ao lado do Petisco. A decisão não demora e as músicas que embalarão o desfile no carnaval são anunciadas. A vencedora, de Luis Carlos Théo, Ivan Mobílio e Cerole e a vice, de Cadinho, são apresentadas aos foliões presentes.

Pode perguntar, faça a pergunta que não quer calar: “Por que dois sambas, dois troféus?” Marçalzinho esclarece: “Com o vencedor subimos a 28 de Setembro daqui da nossa sede até uma esquina antes da quadra da Vila Isabel, com o vice fazemos o caminho de volta”.

Enquanto ele fala, um último movimento: a bateria, compacta se apresenta diante daquele que sempre recusa títulos, seja de mestre ou de presidente, apesar da liderança inconteste. Os louros do Sorri pra Mim ele prefere dividir com os amigos que, há uma década, formam a comissão que na tarde de terça feira gorda conduzirá o bloco em seu décimo desfile por Vila

Estamos todos convidados…

Valeria del Cueto é jornalista e cineasta
liberado para reprodução com o devido crédito
Este artigo faz parte da Série “É carnaval”

Estas são as letras dos sambas vencedores que podem ser ouvidos nos links indicados:

Vencedor
De Luiz Carlos Théo/ Ivan Mobílio/ Cerole

Dez anos de felicidade
E na verdade só quero amar
Sorri pra Mim é poesia
Traga alegria pra comemorar

Foi na 28 de setembro
Com certeza ainda me lembro
Onde tudo começou

Meu amor, vista a sua fantasia
O Carnaval anuncia
Que vamos fazer parte deste show

Me dá, me dá um beijo

Vem me abraçar
É neste Bloco
Que nós vamos festejar

Vice campeão
De Cadinho da Vila

SORRI PRA MIM EU VOU

EU VOU E VOU SACODIR

VOU DAQUI PRA LA E DE LA PRA CA BIS

QUEM GOSTOU PODE APLAUDIR

QUEM CHEGAR PODE SORRIR

A VINTE OITO UMA LINDA PASSARELA

OLHA SÓ QUE TARDE BELA

HOJE EU QUERO SÓ BRINCAR

ABRAÇADO COM A FAMILIA

DIA E NOITE, NOITE E DIA

TODA HORA SEM PARAR

VOU PULANDO COM AS CRIANÇAS

ONDE EU TENHO A ESPERANÇA

DE UM FUTURO BEM MELHOR

ENCONTRO A RAPAZIADA

ABRO LOGO UMA GELADA

QUE É PRA LOGO INCREMENTAR

VEM COM ALEGRIA

PARA VINTO OITO SAMBAR

VEM SORRIR PRA MIM

SARACOTEAR BIS

PRA QUEM FICOU

QUERO SAÚDE

QUERO PAZ E MUITO AMOR

VOU ME DESPEDIR

PEÇO A VOCES PARA APLAUDIR

E APOS TOMAR A SAIDEIRA NESSA TAÇA

EU BRINDO COM ESSA MASSA

ARREPIA BATERIA

JÁ É HORA DE RUFAR BIS

SÃO DEZ ANOS DE HISTÓRIA

HOJE EU VOU COMEMORAR.

SÃO 10 ANOS… SORRI PRA MIM!

 

Deixe um comentário

