Até onde a vista alcança

Embarcação e pedra

28/10/2005

O mar subiu e as ondas estão batendo. Dos surfistas de plantão restaram apenas uns poucos. Quatro, para ser mais exata. Na ponta do Caminho dos Pescadores, na Pedra do Leme, vejo só uns dois pontinhos. Não é aquela linha costumeira de pescadores e seus molinetes.

E está um senhor mar. Puxando. A primeira vala está colada na pedra. Ninguém na água. Só os surfistas. Pouca gente na praia. Uns desavisados caem na vala. Os surfistas percebem o sufoco. Dividem a prancha, devolvem os caras em segurança.

O sol está forte, mas uma bruma teimosa impede a visão da orla da Copacabana. E estamos perto do meio do dia. Não dá para avistar as ilhas. A linha do horizonte se confunde com a cor cinzenta do mar aberto. É maresia da boa. Daquela que cola no corpo, invade os apartamentos pelas janelas, deixa tudo melado. E corrói os metais. Se respirar pela boca consegue até sentir o gosto.

Na beira, a água está linda e, poderíamos dizer, esverdeada se não fosse só espuma e areia, revolvidas. Fruto das pancadas das ondas que arrebentam sem nenhuma delicadeza. Guardam sua poesia para os borrifos e respingos dançantes. Eles espirram do estouro provocado pela enorme boca que se abre, despenca como parede e ruge como leão. Não há sinal de acolhimento no vai-e-vem nervoso e inconstante.

Normalmente os surfistas esperam a série de sete ondas fortes para deslizarem pelas maiores e mais poderosas. Hoje, ao contrário, se dedicam a tentar o equilíbrio na série das ondas fracas. Não há a menor chance de diálogo ou evolução nas pancadonas. Elas não têm laterais. São apenas precipícios e pauladas.

A tarde caminha. A maré vai baixando. O mar acalma. A bruma some.

Como na vida.

Valéria del Cueto é jornalista e cineasta

Este artigo faz parte da Série ¨Ponta do Leme¨, composto por “Pré Visões do Tempo”, “O Rei da Praia”, “ Há os que não Gostam, Ora Pois” e “N.G. por VdC” e outros mais que ainda virão…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s