3 X MT na 5ª Goiânia Mostra Curtas

Historia_Sem_Fim...FA_01_-_Por_do_sol_murada_C__ceres

19/10/2005

 A 5ª. Goiânia Mostra Curtas, encerrada no último domingo na capital de Goiás, reuniu em sua programação um número inédito de produções mato-grossenses. Participaram três trabalhos da mais recente safra audiovisual do estado. Foram exibidos na Mostra Brasil os curtametragens ¨Comprometendo a Atuação¨, de Bruno Bini, na quarta-feira, e ¨História Sem Fim… do Rio Paraguai- o Relatório¨, de Valéria del Cueto, na quinta. No sábado foi a vez do vídeo de Manoel Dourado Marques, ¨O Quadro¨, única ficção, entre as 6 produções que representaram o projeto Revelando os Brasis, em Goiânia. Também é bom destacar, que ¨O Quadro¨ é uma das duas obras do centro oeste, dentre as 40 selecionadas para o Revelando os Brasis.

A produção de Mato Grosso, rica e diversificada, adequou-se perfeitamente ao tema ¨Cultura Popular¨, escolhido para a 5º. Goiânia Mostra Curtas, produzida por Maria Abdalla e o Instituto Icumam, seja no imaginário pantaneiro do documentário que percorreu o Pantanal, seja no mito rubro-negro, pano de fundo para a ficção de Bruno Bini, ou na pintura da uma tela, mote do vídeo ¨O Quadro¨.

QUALIDADE TÉCNICA 

Outro destaque das produções do estado é a qualidade técnica, tanto da produção quanto da finalização dos trabalhos, verificada até mesmo no vídeo de Itiquira, realizado dentro do orçamento proposto para o Revelando os Brasis, que permitiu a inscrição de de projetos criados em cidades com até 20.000 habitantes. Na montagem, um traço comum entre os três produtos é a utilização de uma linguagem ágil, dinâmica e linear.

TEMÁTICAS 

Entre as três produções, a de temática mais regional é o documentário pantaneiro, que percorreu o Rio Paraguai, de Cáceres a Corumbá, coletando depoimentos dos ribeirinhos, estrelado por Eduardo Filipe e Meire Pedroso. Tanto ¨O Quadro¨, quando ¨Compromentendo a Atuação¨ tratam de temáticas universais, já que ambos abordam a questão da ambição e da realização, do jogador que sonha em ir para o Flamengo, no caso da obra estrelada por Jonathan Haggensen , Michelle Vale e Elias Bueno, e da modelo da tela que se projeta através da obra para a qual pousou, em ¨O Quadro¨, com Ivete Machado e Magno Júnior Lima. Outra característica tanto de ¨O Quadro¨ quando da ¨História Sem Fim…do Rio Paraguai- O Relatório¨ , é a utilização de recursos metalinguísticos, ou seja, em algum momento, são inseridas as equipes de filmagem nas narrativas.

Também é um traço marcante de nossa produção atual, a busca do lúdico, do imaginário, num ano em que a maioria da produção curtametragista tem uma linha hard core, com imagens sujas, câmeras inquietas e muita contundência.

PREMIAÇÃO

Foram apresentados no 5º.Goiânia Mostra Curtas 122 curta metragens, representado 22 estados brasileiros. Eis os vencedores:

CURTA MOSTRA GOIÁS

Menção honrosa: O Rezador de Cobras, de Raimundo Alves e Vinícius Berger.

Melhor diretor: Musculatura, de Érico Rassi

Melhor filme: A resistência do vinil, de Eduardo Castro.

CURTA MOSTRA MUNICÍPIOS

Menção honrosa: O Japonês da Coréia, de Rodrigo Castelhano.

Melhor diretor: Londrina em Três Movimentos,de Rodrigo Grota.

Melhor filme: A Morte do Rei do Barro, de Marcos Buccini e Plínio Uchoa.

CURTA MOSTRA BRASIL

Menção honrosa: Visita Íntima, de Joana Nin e Deu no Jornal, de Yanko Del Pino.

Melhor diretor: Dois Tons, de Caetano Gottardi.

Melhor filme: Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Victor Hugo Borges.

Melhor filme eleito pelo público infantil: Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Victor Hugo Borges.

Valéria Del Cueto é jornalista e cineasta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s