PARA ASSISTIR DE ARQUIBANCADA: GARRINCHA, ESTRELA SOLITÁRIA

de Valeria del Cueto

Sabe quando a gente vai ao futebol, senta na arquibancada e se prepara pra tudo que vem pela frente? Vibra quando o time entra em campo, solta foguete, assobia, canta o hino do time… e se concentra quando a bola e colocada no meio do gramado e o juiz apita o início da partida?

 Foi assim mesmo que começou a pré estréia do filme “Garrincha, Estrela Solitéria”, lançado esta semana no cinema Odeon, centro do Rio de Janeiro. Fiquei na arquibancada, quer dizer, na escada da plateia superior já que o cinema estava lotado. Na hora deu até desespero: aguentar uma sessão inteira num lugar tão desconfortável era dose. Sair sem dar bandeira no meio da projeção impossível.

 TIME EM CAMPO

Não tive muito tempo para sofrer. O diretor Milton Alencar Jr. estava sendo chamado ao palco para apresentar o filme. Junto com ele, subiram quatro mulheres que ficaram meio de lado, na parte escura do palco. Milton foi chamando a equipe, o elenco, os produtores. Todos devidamente aplaudidos. Milton apresentou o filme e as mulheres lá. Ele deixou por último esclarecer o mistério e anunciar a presença das irmãs de Garrincha.

 Elas só tiveram que dar um tímido passo a frente. Foi como se o time tivesse adentrado o gramado.Completo, sem desfalques para a partida final do campeonato. Aplausos, muitos aplausos. Assobios e os gritos de Fooogo.. Fooogo… Primeiro, tímidos. Afinal, não deviam ser tantos assim aos botafoguenses presentes. Mas, em algum momento, torcedores de outros times presentes abriram o peito e ousaram gritar o nome do time rival. Por Garrincha. E o estádio, quer dizer o cinema inteiro virou botafoguense, para homenagear o ídolo.

Tudo isso, para dizer que o diretor da Band Filmes, co-produtora do projeto que lança sua primeira produção, certamente ficou com uma impressão totalmente errada do que costuma ser a pré-estreia de um filme. É comum que se aplauda a apresentação, mas o que aconteceu foi quase uma catarse. Fora o fato ressaltado da sede da Band carioca ser no bairro de Botafogo, o dito diretor também morar no bairro e… ser torcedor do Fogão, conforme explicou enquanto anunciava a entrada da Band no campo das produções cinematográficas.

 Lembram-se? Eu estava sentada na escada. As badaladas do cinema soaram, as luzes se apagaram e… a partida começou. Isso mesmo, “Garrincha, estrela solitária” e como uma partida de futebol. Com bons e maus momentos, jogadas certeiras e outras nem tanto. E a presença de uma estrela: Garrincha. Quem esperava mais?

 O MUNDO ME CONDENA

A historia, a gente conhece e sabe que não acaba bem. É contada através das lembranças dos personagens que passaram pela vida de Garrincha e assistem ao desfile de uma escola de samba que homenageia o craque, em 1980. Andre Gonçalves e Thais Araújo interpretam Garrincha e Elza Soares. A direção de fotografia e de Jorge Monclair. A arte, o talento e as jogadas geniais em disputas de futebol antológicas do Botafogo e da Seleção Brasileira, de Manuel dos Santos, nascido em Pau Grande.

 Na plateia, a gente vibra e torce apesar de saber, de antemão, que vai perder a partida. Só repara que não está num estádio, quando vê que já passaram 45 minutos, mais prorrogação e o juiz não apitou o final do primeiro tempo. Mas não faz mal. O filme é pop e a história se desenrola diante de nossos olhos.

 A partida segue e o final inevitável se aproxima.O juiz consulta o relógio e…Aos 48 do segundo tempo, o diretor surpreende o público com um lance que faz o coração dos torcedores quase parar e o estádio prender a respiração, como se fosse um ser vivo rendendo as devidas e justas homenagens ao ídolo imprevisível que já se foi e sua trajetória. Assista o filme, e você verá….

 * Valeria del Cueto e jornalista, cineasta e flamenguista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s